terça-feira, 11 de novembro de 2008

Rita RedShoes III - @ Beja


Rita Pereira mais conhecida pelo seu alter-ego Rita RedShoes esteve a actuar em Beja no fim-de-semana passado (Sábado, dia 8) e eu estive lá. Foi no Auditório Pax Julia que Rita ofereceu aos espectadores, ansiosos por conhecer o trabalho desta revelação nacional, um concerto de uma hora e meia que adjectivo como muito intimista, e que criava um ambiente de grande proximidade com o público, numa palavra, uma delícia tanto para o olhar como para os ouvidos.
Entre os temas do seu álbum de estreia, presentiou o público com alguns temas de outros artistas como Ricky Nelson, Nancy Sinatra e Arcade Fire, demonstrando a sua versatilidade, diversidade e gosto musical.

Mas Rita não se limita a usar unicamente a voz como instrumento, ela toca... piano, guitarra acústica, etc. Mas a voz é linda. Adorei a versão de "My body is a cage" dos Arcade Fire que na voz dela parece um 'canto de sereia' que ainda está no meu ouvido.
Adorei também a decoração do palco que criava um ambiente quase como uma espécie de peça de teatro, onde os músicos eram os actores. Estava simples mas perfeito; qualquer coisa a mais ou a menos tiraria o seu encanto: destaco os dois enormes "R's" com muitas lâmpadas e os outros músicos e coro, todos de preto com sapatos vermelhos. Lindo!

Foi uma boa surpresa e espero voltar a ver um concerto seu. Muito comunicativa (até confidenciou ao público uma artrose num dedo) rematou o concerto com a repetição do tema "The beggining song" o que também achei muito súbtil. Recomendo a todos os que conhecem e principalmente aos que nao conhecem. :)